Aninha de Fizica (PSB) durante o uso da Palavra Livre do dia 23/05/2022 | Imagem: Ronaldo Fernandes/Câmara de Ponte Nova
A vereadora Aninha de Fizica (PSB) utilizou a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (23) para falar sobre requerimentos apresentados por ela com pedidos de informações ao Poder Executivo. A implantação do novo piso salarial para os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias foi um dos temas.
Ela quer saber se há previsão para o pagamento e comentou que, por meio do Requerimento nº 131/2022, pediu ao Poder Executivo que seja informado se já houve ou se há previsão de repasse de recursos da União. Aninha solicitou que seja esclarecido sobre o montante atualmente recebido para custear os programas e se é suficiente para pagamento das despesas pertinentes.
“Atualmente, eles têm recebido e recebem através desses programas, e a gente quer saber se vai ter como e quando, para não ter conversas paralelas e de fato passar para o grupo como é que vai ser feito o pagamento”, disse.
Por meio do Requerimento nº 125/2022, assinado junto com o vereador Zé Osório (PSB), Aninha solicitou o transporte de estudantes de nível superior que estudam em outros Municípios. “Fui procurada no Pacheco pelos estudantes pra saber se a Prefeitura poderia fornecer a possiblidade de um transporte para estudantes de nível superior que estudam em outro município”, contou.
Já o Requerimento nº 128/2022, também em conjunto com o vereador Zé Osório, pede que a Prefeitura informe se existe programação para implantação de instalações adequadas para lavagem e manutenção de veículos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Educação. Segundo a vereadora, o pedido foi realizado pelos próprios profissionais pois o local atual destinado para esse serviço não atende a demanda.
Ela abordou também sobre a solicitação feita ao Executivo para que seja realizada a pintura de faixa de pedestre em frente à Delegacia de Polícia Civil. Por meio da Indicação nº 245/2022, a parlamentar justifica o pedido, pois o local tem uma intensa movimentação de crianças e adolescentes que estudam na Escola Estadual Cantídio Drumond.
Aninha de Fizica destacou a necessidade de um plano de carreira para os professores e servidores municipais e pediu que a Prefeitura analise a possibilidade de elaboração desse plano para que ele possa contemplar todos os servidores. A vereadora explica que o primeiro passo será dado pela categoria dos profissionais da educação, mas que deve ser estendido.
“É interessante não só os professores, mas todos os servidores. É começar pelos professores e quem sabe agora também num futuro próximo o nosso prefeito pode olhar o plano de carreira”, disse.
Outra indicação enviada pela vereadora e comentada na Palavra Livre foi a que pede providências, por parte do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), para evitar que veículos estacionem próximo ao ponto de ônibus localizado em frente ao Supermercado Bahamas.
Ela alega que a reclamação veio de usuários do transporte coletivo que relataram que alguns veículos estacionam na avenida Dr. Otávio Soares muito próximo ao ponto, obrigando as pessoas a irem até o meio da rua para verificar se os ônibus estão vindo, correndo risco de atropelamento.
O vídeo da participação da Vereadora Aninha de Fizica na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.
*Texto redigido pela estagiária Nara Rozado sob a supervisão da Divisão de Comunicação