Os mais de cinco mil moradores do município de Santa Cruz do Escalvado (em especial a comunidade de Nova Soberbo) serão beneficiados pelo Mutirão da Cidadania. A iniciativa é uma parceria das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e de Trabalho e Emprego (Sete). O evento será no próximo dia 15 de setembro (sábado), no Centro Comunitário de Nova Soberbo, das 8h às 16h.
O Mutirão da Cidadania conta com o apoio da Polícia Civil e do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil (Recivil). Vários serviços gratuitos serão prestados aos moradores, como habilitação ao seguro-desemprego, emissão de carteiras de trabalho e identidade, além da emissão de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito. A iniciativa faz parte das ações do Programa Travessia, do Governo de Minas.
Além da possibilidade de tirar todos os documentos, casais que vivem no regime de união estável poderão se casar. Todos os serviços são gratuitos e a iniciativa vai atender a todos os moradores do município. Serão disponibilizados ônibus para transportar pessoas de outras localidades até a comunidade de Nova Soberbo.
Mais de 12 mil mineiros, com até dez anos de idade, não possuem registro civil de nascimento. Além disso, há um número expressivo de pessoas sem a documentação básica (carteira de identidade, CPF) cujas estatísticas oficiais não alcançam. As pessoas sem registro civil não existem para a cidadania e, consequentemente, não são vistas pelo estado. Sem a documentação básica, a pessoa não pode receber nenhum benefício dos programas sociais e previdenciários, não recebe o certificado escolar, embora tenha acesso à escola, não está apto a obter nenhum outro documento civil, abrir conta em banco e obter crédito, não vota, entre outras limitações.
Serviço: Mutirão da Cidadania em Santa Cruz do Escalvado
Local: Centro Comunitário de Nova Soberbo
Data: 15 de setembro (sábado)
Horário: das 8h às 16h
Local: Centro Comunitário de Nova Soberbo
Data: 15 de setembro (sábado)
Horário: das 8h às 16h
Com informações de Camila Moura (Segov)