Ronaldinho Gaúcho resolveu mostrar toda a sua habilidade e fez a diferença na estreia do Atlético na Copa Libertadores. Na noite desta quarta-feira de cinzas, R10 entrou em ação e comandou o Galo na vitória por 2 a 1 diante do São Paulo na primeira partida atleticana no caldeirão Independência em 2013. O craque alvinegro deu assistências para os gols de Jô e Réver; Aloísio descontou no fim do duelo.
O próximo compromisso do Atlético na Libertadores será diante do Arsenal de Sarandí (ARG) no campo adversário. O duelo será às 21h45 do próximo dia 26. Antes, porém, o Galo enfrenta o Araxá no Independência, às 16h deste domingo. O São Paulo volta a campo pela Liberta contra The Strongest, às 21h30 do dia 28 de fevereiro, no Morumbi.
O jogo
A torcida foi convocada pela diretoria e jogadores do Atlético e compareceu em peso na Arena Independência para formar o caldeirão e pressionar o São Paulo na estreia alvinegra na Copa Libertadores. Era possível ver faixas, bandeiras e a tradicional charanga atleticana nas arquibancadas, enquanto os tricolores ficaram na área com a grade que prejudica a visão do torcedor.
Início quente e gol de Jô
O São Paulo começou a partida no Independência com a ideia de marcação-pressão, incomodando a defesa atleticana, mas sem muito perigo para Victor. O Atlético apostava nas jogadas pelas laterais com Bernard e Tardelli trocando de lados constantemente, mas o jovem atleta sendo mais alerta e participativo na partida.
O primeiro lance de perigo veio aos 6min em cobrança de falta de Ronaldinho e leve desvio de cabeça de Jô para a defesa de Ceni. O gol aconteceu sete minutos depois, novamente com esta dupla atleticana. Em um vacilo da zaga tricolor, Marcos Rocha cobrou lateral para R10, que dominou com categoria e cruzou para Jô mesmo caindo completar para o gol.
Atlético cresce a aposta na velocidade
Depois do tento anotado por Jô, o Atlético cresceu na partida e tentava chegar ao segundo gol, principalmente, em jogadas pelos lados do campo usando a velocidade e habilidade de Bernard, Ronaldinho e Tardelli. Este último, porém, abusava dos erros de passe brecando algumas jogadas de ataque. Aos 27min, por exemplo, Bernard encaixou um contra-ataque pela esquerda, limpou a marcação e chutou forte; Ceni espalmou e Tardelli falhou no arremate.
O São Paulo recuou e segurou o ataque atleticano com Lúcio comandando a defesa tricolor. Perto do fim do primeiro tempo, os paulistas tentaram assustar o goleiro Victor e viram o Galo se fechar e ficar nos ‘chutões’ despachando a bola para longe das redes atleticanas.
Pressão paulista e contra-ataque mineiro
Com a vantagem mínima no placar, o Galo viu o Tricolor aumentar a pressão no início da segunda etapa. Diante da defesa do Atlético bem fechada, o técnico Ney Franco resolveu agir e colocou Aloísio na vaga de Paulo Miranda, dando mais velocidade ao seu time.
Depois de ver Victor fazer uma defesa muito difícil após finalização de Luis Fabiano aos 21min, o treinador Cuca também se mexeu no banco e sacou o cansado Tardelli para a estreia de Luan pelo Galo.
Nova assistência de R10 e gol de Réver
Na primeira jogada de perigo do Atlético no segundo tempo, Ronaldinho entrou novamente em ação. Aos 27min, o craque fugiu de dois marcadores pela direita e colocou na cabeça de Réver; bastou o zagueiro escorar e comemorar o gol no Gigante do Horto. Assim como na etapa inicial, os jogadores alvinegros aumentaram o ímpeto após o gol marcado. Bernard já cansado deixou as ações em velocidade com Luan, que entrou empolgado e importunava a defesa tricolor.
Aloísio diminuiu, mas Galo vence
A vantagem no marcador foi diminuída dez minutos após o gol de Réver e a pressão tricolor aumentou. O tento tricolor veio com Aloísio após dividida com Júnior César dentro da área atleticana. Já nos acréscimos, Ganso teve a chance de empatar o placar, mas a bola passou caprichosamente rente a trave esquerda de Victor. Apito final e grito de comemoração da torcida do Atlético.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO 2 X 1 SÃO PAULO
Motivo: 1ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores
Data 13/02/2013 (quarta-feira)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Auxiliares: Altemir Hausmann e Fabrício Vilarinho
Cartões amarelos: Luan (ATL); Paulo Miranda, Jadson (SAO)
Cartão vermelho: –
Público: 18.167 pagantes
Gols: Jô 1-0 (13min/1T); Réver 2-0 (27min/2T); Aloísio 2-1 (37min/2T)
Atlético: Victor; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Júnior César; Pierre, Donizete, Bernard (Richarlyson), Ronaldinho e Tardelli (Luan); Jô (Alecsandro). Técnico: Cuca.
São Paulo: Rogério Ceni; Paulo Miranda (Aloísio), Lúcio, Rhodolfo e Cortez; Wellington (Maicon), Denilson, Jadson (Ganso) e Douglas; Osvaldo e Luís Fabiano. Técnico: Ney Franco.