As colaboradoras do Hospital Arnaldo Gavazza/HAG, Izabela Baião/Psicóloga Hospitalar e Coordenadora de Recursos Assistenciais e da Comissão de Humanização e Elisângela Guimarães/Responsável pelo ProHosp e integrante da Comissão de Humanização, estiveram presentes ao primeiro encontro de 2013 do Grupo Interinstitucional de Política de Humanização/GIPH ocorrido em 12 de março no auditório da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte. “O GIPH nos proporciona a busca de novos conhecimentos e trocas de experiências entre as equipes referências de Humanização dos municípios, que vão desde Hospitais, GRS’s, às Secretarias Municipais”, ressalta Isabela Baião.
Entre os assuntos discutidos no primeiro encontro está o plano de ação do GIPH 2012/2013, bem como pontuações sobre os informes a cerca dos eventos previstos para este ano. Na ocasião, foi apresentado aos presentes o Hospital Municipal e Maternidade de Contagem, com o foco na seguinte diretriz: valorização do trabalhador.
Para a psicóloga hospitalar participar, ativamente, de encontros como estão são primordiais, pois: “Dessa forma buscamos trabalhar de forma assertiva para atingir o nosso propósito: Fazer humanização acontecer em diferentes aspectos que se referem não só ao cuidado de enfermagem prestado e ao tratamento da doença, mas também proporcionando um ambiente que contribua para que o cliente e sua família sintam-se seguros e confortáveis” finaliza Isabela Baião.
A comissão de humanização do HAG desenvolve uma série de atividades e projetos junto ao colaborador e ao paciente, sempre com o objetivo de desenvolver uma nova cultura que fortaleça uma política de respeito e valorização humana através da ética, acolhimento, respeito, solidariedade, coerência, dignidade e co-responsabilidade.
Clarissa Guimarães
Assessoria de Comunicação
Hospital Arnaldo Gavazza
www.plamhag.com.br
(31) 3819-5054