Carregando data e hora...

Pronto Atendimento e a Dengue em Ponte Nova

 

 

 

Os profissionais que trabalham no setor de Pronto Atendimento do Hospital Arnaldo Gavazza/HAG, desde o dia 28 de fevereiro, até o presente momento, notificaram 91 casos suspeitos de dengue. A equipe médica confirmou 68 pessoas. Os demais foram constatados como viroses. É um dado alarmante e que preocupa a todos.
Em matéria divulgada no jornal local Folha de Ponte Nova, do dia 1º de março, o prefeito Guto Malta disse que “obteve relato informal de que a cidade ainda tem, pelo menos, 8 mil caixas d’água descobertas”, afirma trecho da reportagem. Para se proliferar o mosquito deixa os ovos em água limpa e parada. Ainda, de acordo com a matéria, o coordenador do Programa de Combate à Dengue em Ponte Nova, Reinaldo Fabri, até o dia 27 de março, foram registradas 119 notificações de dengue – pessoas com suspeita da doença na cidade. Com relação aos casos já confirmados, o Setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura tem cadastrado apenas de nove pessoas. Contudo, em 1º de Fevereiro, o jornal divulgou que, “conforme dados da Superintendência Regional de Saúde/SRS, 32 pessoas estariam com a doença em PN”.
Os dados do setor de Pronto Atendimento do HAG foram informados e coletados pela equipe médica que é formada por médicos, enfermeiros e técnicos. Eles lidam com essa realidade praticamente todos os dias. A única forma de se prevenir a dengue é não deixando água limpa e parada em caixas d’água, pneus, garrafas, vasilhas, pratinhos de plantas. O período de chuvas é propenso ao aumento dos casos, devido ao acúmulo de água. No combate à dengue todos somos responsáveis e precisamos fazer a nossa parte. Denuncie locais inadequados e cuide do seu quintal, da sua caixa d’água, da sua piscina e qualquer outro lugar aonde o mosquito possa por os ovos que, rapidamente, se transformarão em mosquitos transmissores da doença.
Há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada de, pelo menos, dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo. Caso você sinta alguns destes sintomas, procure imediatamente o Posto de Saúde mais próximo da sua casa, ou então, o setor de Pronto Atendimento do HAG, que conta com profissionais capacitados para o diagnóstico e tratamento da doença.

Dengue Hemorrágica

Inicialmente, os sintomas da dengue hemorrágica se assemelham à Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas. Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

O telefone da equipe de Combate à Dengue em Ponte Nova é o: (31) 3817.4219.

    Clarissa Guimarães

Assessoria de Comunicação
Hospital Arnaldo Gavazza

www.gavazza.com.br

www.plamhag.com.br
 (31) 3819-5054

FAX  (31) 3819-5001
Av Dr José Grossi, nº 16 – Guarapiranga
Ponte Nova – MG – 35430-213