O projeto Câmara Itinerante, da Câmara de Ponte Nova, volta a acontecer depois de dois anos. O evento será no sábado (04/06), na praça Cid Martins Soares (Praça de Palmeiras), no bairro Palmeiras, e também contará com transmissão pelas redes sociais.
A retomada do projeto já estava nos planos da Mesa Diretora desde o início do ano passado. Mas, foi necessário aguardar o arrefecimento da pandemia de Covid-19 e o afrouxamento dos protocolos sanitários para que os vereadores preparassem a primeira edição da atual legislatura.
O projeto Câmara Itinerante leva as sessões do Legislativo para as comunidades e bairros da cidade permitindo que os participantes conheçam a rotina de uma reunião plenária. O objetivo é ficar mais perto da população, promover a participação popular e possibilitar mais entendimento sobre o processo legislativo, além de facilitar o acesso das pessoas que queiram fazer reclamações ou apresentar sugestões e pedidos de soluções e melhorias para problemas que afetam as comunidades.
A ideia é conversar sobre o cenário atual da política em Ponte Nova, projetos e expectativas dos legisladores para as comunidades, apresentar demandas da sociedade e cobrar ações do governo municipal. Também é possibilitar o debate e a troca de informações entre vereadores, a população e representantes de instituições públicas e privadas, reforçando a interação da Câmara com os cidadãos e cidadãs. Além disso, fortalecer o sentimento de pertencimento com a cidade a fim de buscar soluções e o enfrentamento aos problemas existentes. Responsabilidades que não se restringem apenas ao prefeito e aos vereadores, e sim a toda a população.
A Câmara Itinerante conta com uma estrutura que reproduz o formato das reuniões ordinárias que ocorrem no Plenário João Mayrink. Haverá o cadastramento dos presentes que passarão a receber as programações das reuniões, notícias do dia a dia do Legislativo e convites para os eventos promovidos pela Câmara. Está prevista a distribuição da cartilha “O Poder Legislativo” e a cartilha para colorir “O Poder legislativo na Escola” para crianças e estudantes. As cartilhas trazem informações sobre o Legislativo, o trabalho do vereador e como as leis são criadas.
A reunião itinerante é aberta a todos os interessados e é uma oportunidade para muitas pessoas participarem, pela primeira vez, de uma reunião da Câmara e conhecerem um pouco do funcionamento do Poder Legislativo. Todos os servidores da Câmara ficarão disponíveis para prestarem esclarecimentos sobre o processo Legislativo, as rotinas e o funcionamento da Câmara de Ponte Nova.
Tribuna Livre
Para manifestar-se na Tribuna Livre da Câmara Itinerante, basta fazer a inscrição no local do evento, antes do início da reunião.
A Tribuna Livre possibilita aos cidadãos e cidadãs apresentarem propostas e cobrar ações do governo municipal para o município, como demandas de calçamento, sinalização de trânsito, iluminação pública, educação, cultura, lazer e esporte, segurança, saúde, meio ambiente e obras.
Após as explanações dos inscritos na Tribuna Livre, os vereadores comentam sobre os assuntos apresentados e sinalizam como vão se empenhar na busca de solução das mesmas junto ao Executivo, ao Estado e à União, com o aprimoramento da legislação vigente ou proposição de novas leis.
O Projeto Câmara Itinerante
As primeiras Câmaras Itinerantes aconteceram em 2011, quando era presidente da Câmara o ex-vereador José Rubens Tavares. Na época, elegia-se um tema para cada reunião que aconteciam em escolas das comunidades escolhidas.
Em 2017, na presidência do ex-vereador Leo Moreira, transformou-se num projeto da Câmara Municipal e, durante o biênio 2017/2018, o evento percorreu nove localidades entre bairros, distritos e comunidades rurais de Ponte Nova. As reuniões itinerantes repercutiram positivamente na sociedade como mais um importante passo para a transparência e a democratização da Câmara de Ponte Nova.
Em 2019, o projeto continuou sob a presidência da vereadora Aninha de Fizica, porém, com a chegada da pandemia, ficou suspendo em 2020 e 2021.
Agora, com a Mesa Diretora da Câmara presidida pelo vereador Antônio Carlos Pracatá (MDB), o projeto volta com o mesmo objetivo de chegar mais perto da população e ouvir seus anseios, além de mostrar um pouco das rotinas da Câmara e o funcionamento do processo legislativo.
Com o formato da Câmara Itinerante adotado a partir de 2017, mais de 150 cidadãos e cidadãs participaram da Tribuna Livre e abordaram temas relevantes para o município.
Mais informações sobre o evento serão divulgados nos próximos dias.