Uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou nessa quinta-feira (7), dez trabalhadores que viviam em condições análogas à escravidão no muncípio de Brasilândia de Minas, região Noroeste do Estado.
Os trabalhadores foram encontrados em uma fazenda, onde operavam fornos de carvão. Eles foram atraídos pela promessa de boas condições de trabalho, moradia e alimentação, o que não aconteceu.
Os dez trabalhadores viviam em um alojamento sem banheiro nem água potável e em condições precárias de higiene e segurança. Todos tiveram a carteira de trabalho e outros documentos retidos pelos atravessadores, o que não permitia que eles deixassem o local por conta própria.
Depois de resgatados, os trabalhadores foram encaminhados às suas cidades de origem, com as despesas pagas pelo empregador. O proprietário da carvoaria foi notificado a comparecer ao Ministério do Trabalho em Unaí e a ocorrência foi encaminhada ao Ministério Público do Trabalho (MPT) de Patos de Minas para que sejam tomadas as providências judiciais cabíveis.