Carregando data e hora...

Número de casos de dengue nos dois primeiros meses de 2013 já ultrapassa o número de registros do ano passado

 

 

 

O balanço de dengue divulgado nesta quinta-feira (28) é bastante preocupante. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SSE), só nos dois primeiros meses do ano, 12 pessoas já morrem em decorrência da doença em Minas Gerais. O número de casos notificados em janeiro e fevereiro já ultrapassa o total de casos registrados em todo o ano de 2012. Até o momento, 48.720 pessoas contraíram o vírus, em 2012 foram registrado o total de 46.681.
O Secretário Estadual de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, informou que oito cidades do Estado estão com epidemia da doença. Marques explicou que esse aumento no número de casos se deve, em partes, à circulação do vírus Sorotipo 4. “Os dados são extremamente preocupantes, estimamos que o principal problema seja a disseminação da dengue tipo 4, que não tinhamos a 30 anos” disse o secretário.
Outro fator que pode ter influenciado na maior incidência da dengue é a mudança de gestão nas prefeituras. Conforme a SSE, as alterações provocaram desmobilização de muitas equipes de controle e vigilância.

 Epidemia
 
As cidades que enfrentam epidemia da doença são: Uberaba, Buritizeiro, Pirapora, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Ibiá, Timóteo e Itaituba.
A secretaria reafirmou que a participação da população é essencial para o controle da doença. As pesquisas mostram que 80% dos focos de Aedes aegypti estão dentro das casas.
 
Belo Horizonte
 
A situação na capital mineira também é preocupante. O índice de 1.165 infectados em 2013, até esta quarta-feira , é praticamente o dobro do registrado em todo o ano passado, segundo balanço da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), divulgado ontem. Em todo o ano de 2012, houve 585 casos.