Carregando data e hora...

Meteorito motiva “corrida” por fragmentos de rocha espacial

Moscou, Rússia. Um meteorito que explodiu sobre os montes Urais, na Rússia, e que espalhou bolas de fogo pelo céu agora motiva uma corrida por fragmentos da rocha espacial, e os caçadores esperam ganhar milhares de dólares com cada pedaço.
Entusiastas amadores estimam que os pedaços de rocha espacial possam valer até 66 mil rublos (US$ 2.200) por grama – mais de 40 vezes a atual cotação do ouro, e o fato deu início a uma “corrida do meteorito” nos arredores da cidade industrial de Chelyabinsk.
A explosão da sexta-feira e a onda de choque que veio depois estilhaçaram vidraças, feriram quase 1.200 pessoas e causaram prejuízo de US$ 33 milhões em danos, segundo autoridades .
No entanto, a confirmação de que o corpo celeste, tratado inicialmente por meteoro, era na verdade um meteorito só veio anteontem, quando cientistas da Universidade Federal dos Urais afirmaram que fragmentos encontrados no Lago Chebarkul, na região de Chelyabinsk, eram partes de um meteorito.
Estudo feito com partículas dos fragmentos encontrados na região do Lago Chebarkul, que está congelado, apontaram que o material tinha características de um meteorito condrito ordinário, contendo em sua composição 10% de ferro. Os cientistas afirmaram ainda que o corpo celeste poderá ser batizado de “meteorito Chebarkul”.

Classificação. Quando um corpo rochoso vem do espaço e entra na atmosfera, ele é inicialmente chamado de meteoro. Caso atinja o solo, ele -ou seus fragmentos – passam a ser classificados de “meteorito”.