Carregando data e hora...

GENTE DO VALE DO RIO PIRANGA É GENTE QUE TEM NO RIO O RISO DA ALMA QUE SANGRA!

O Rio Piranga clama por socorro! Um SOS silencioso que tem tremendo poder de vulcão, mas as pessoas poderosas, aquelas que dormem em triplex, ou nos sítios apiscinados, estão pouco se lixando. Os facínoras do passado inventaram “passar a boiada” e Ponte Nova aderiu ao aprovar a lei que reduz as Áreas de Preservação Permanente, para encaixotar as águas vermelhas do Rio Piranga e produzir enchentes vigorosas e destruidoras!

Alguém cantou, não sei se foi Zezito na varanda da Escola Percepção Musical ou Bubusca Valença, nordestino da seca e sol da caatinga, 45 graus!: “Jequitinhonha terra de gente que sonha!”. Aprendi “com o vento: vadiar pelo espaço”, mas e o Rio Piranga? Serpenteia pelas barrancas e lajedos, desde Ressaquinha, mas não voa e nem sonha!

Apenas espera resistente e barulhento nas curvas. Mas, o cruel, sanguinário e abominável destruidor chega na calada da noite, invade sua casa, destrói seu jardim, mata seu cachorro e polui as águas. A terra sangra diariamente e o Rio Piranga vagueia sem poder controlar a sanha incansável dos dólares manchados de óleo e mercúrio.

É preciso aprender com a terra, saber germinar a semente, com as águas vermelhas que dão peixes, ouro, areia e mata a sede. Com a chuva, o Rio Piranga se enche de orgulho e com vontade extrema irriga as suas margens e plantações em grandes quintais, com bombas e aspersores. Germinam as sementes e as águas vermelhas ficam brancas de felicidade!

“Antes da floresta despertar/Quando a noite já tá por um fio/ Vaga-lume brilha, rompe as trevas do lugar/E ouve os passos da alma do rio/E ouve os passos da alma do rio”. Não sei se Oswaldo Montenegro se referia ao Rio Piranga, mas a alma do nosso rio sangra cheia de esgoto in natura, de agrotóxicos e peixes locupletados de mercúrio do garimpo devastador e animalesco!

Pássaros e maritacas de asas coloridas vão voar sobre as gargantas e curvas da alma do Rio Piranga. Ouça os passos da alma do rio que busca em você um protetor e não um predador. Deixe os peixes nadar em paz na Piracema. Deixe lambaris e bagres mergulharem no mais fundo da alma da Rio Piranga. Não faça da vida a mortalha que te levará para o além, sem água! Ou poluída pela sua mente suja!

Gente do Vale do Rio Piranga é gente que tem no rio o riso da alma que sangra! Mesmo na tristeza e na seca, o pobre vergastado pela sol inclemente do Vale do Jequitinhonha é gente que sonha!

Pirangueiros e Piraquaras, salvem o Rio Piranga. É tempo do Rio das Águas Vermelhas!