Encerrando atividades com parcerias bem fundamentadas, diversas ações marcaram o fim de ano na área ambiental. No dia 21 de dezembro, na parte da manhã, foram plantadas 800 mudas de espécies nativas na Reserva Legal do terreno adquirido com verba do Fundo Municipal de Meio Ambiente (R$ 85.000,00) e da Semam (R$15.000,00) para a implantação no novo sistema de disposição final de resíduos sólidos, com opções para aterro sanitário ou usina verde para geração de energia.
O prefeito Joãozinho de Carvalho, o Secretário de Meio Ambiente, Marcelo Magalhães e o vice-presidente do Codema (representou o presidente Nelson Barbosa) e Secretário Geral da participaram do evento, que teve apoio de detentos do Complexo Penitenciário que ajudaram no coveamento e plantio das mudas de árvores nativas, todas procedentes do viveiro do Parque Natural Municipal Tancredo Neves (Passa-Cinco).
O terreno, com aproximadamente 09 ha. (nove hectares), fica a 5 km do bairro da Rasa, na localizada denominada Fazenda Cachoeira, estrada que liga Ponte Nova a Barra Longa. A área de Reserva Legal foi definida pelo Codema em levantamento realizado pela empresa Top Flex Engenharia e Agrimensura, em novembro do ano passado. O local foi definido em 2000 pelos integrantes do Codema e aval do Departamento de Engenharia da UFV, mas só foi adquirido em 2010, após intensas negociações, pois o atual local de disposição de lixo é inadequado e não tem LO (Licença de Operação), pois a FEAM não aprova.
No Passa-Cinco: entrega de barco a motor, limpeza da lagoa e lançamento de livro
O dia 22 de dezembro, sábado, data que marca o nº24º aniversário do assassinato do maior líder ambiental da América Latina, serviu de pano de fundo para mais uma ação ambiental promovida pela Prefeitura Municipal, através da Semam e Codema, em parceria com a Organização Ambiental Puro Verde. Desta vez foi no Parque Natural Municipal Tancredo Neves, no Passa-Cinco, quando a administração municipal apresentou bens adquiridos pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente, para serem usados na segurança do Parque: um barco a motor e duas motos.
Na mesma data, o jornalista e escritor José Carlos Itaborahy Filho, lançou a edição colorida do livro “A Mata do Bicho Folhaça”,publicação bancada com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente e editoria final da Organização Ambiental Puro Verde. Diversos integrantes da ONG participaram do evento, que incluiu a limpeza das margens da lagoa do Passa-Cinco e passeios de reconhecimento da lagoa, com pilotagem do policial-bombeiro Rocha, que pertence ao 5º Pelotão de Ponte Nova.
O Prefeito Municipal Joãozinho de Carvalho, presente ao ato, fez questão de lembrar ações importantes realizadas dentro do Parque, com o plantio de cerca de 3.000 mil mudas de árvores em áreas degradadas, a recuperação da barragem da 1ª lagoa que ameaçava romper por causa de infiltrações, o início das obras na área de lazer e a implantação de cerca com mourões de eucalipto tratado em todos os limites daquela Unidade de Conservação. “Estas ações foram concretizadas nos últimos dois anos desde que resolvemos aplicar recursos dentro do Parque”, disse Joãozinho.
O jornalista e escritor José Carlos Itaborahy Filho disse que estava emocionado com o evento do lançamento do livro, uma vez que os direitos autorais foram adquiridos em 2009 e só agora o livro editado colorizado (a primeira era em preto e branco) estava acontecendo. “Tem outra coisa – disse ele enquanto autografava às margens da lagoa – nesta data circulava a primeira edição do jornal Folha de Ponte Nova”.