Carregando data e hora...

Dorothea Werneck discute desenvolvimento local em PN

O prefeito Guto Malta recebeu esta manhã (19), na sede do executivo municipal, acompanhado de representantes de diversos segmentos produtivos da cidade, a secretária de Estado e Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dorothea Werneck.

Em rápida conversa, Dorothea afirmou a necessidade de melhorar as condições de produção da cadeia leiteira na região com o intuito de melhorar a qualidade e a distribuição dos produtos através de capacitação profissional.

Também foi pauta do encontro o pedido, por parte da prefeitura, da doação de terrenos do Governo Estadual na cidade, que são de interesse do município. Além disso, Guto ainda informou a secretária sobre a realização do primeiro Ponte Nova Leite, que vai acontecer no dia 18 de maio, na fazenda experimental da Epamig.

As temáticas principais, no entanto, foram discutidas na Associação Comercial e Industrial de Ponte Nova (Acip/CDL) onde, ainda na companhia do prefeito, a secretária encontrou-se com representantes do comércio local e da indústria pontenovense.

Conversa com empresários locais

Foram discutidos os caminhos para fomentar o desenvolvimento de Ponte Nova e região com o intuito de fomentar o arranjo produtivo, especialmente no que tange o arranjo produtivo local.

Dorothea Werneck ressaltou a dificuldade das cidades para atrair recursos e descreveu que os municípios estão em pé de igualdade na disputa por incentivos. Para ela, o que faz a diferença é a qualificação técnica da mão de obra oferecida.

“Temos que brigar para que os investidores venham para o Brasil. Depois, temos que oferecer qualidade de pessoal para atrairmos para o Estado. O que vale para Minas, vale para Ponte Nova”, afirmou.

Os empresários expuseram à secretaria e ao prefeito as necessidades do setor e também discutiram questões do infraestrutura e os estímulos à atividade industrial provenientes do governo do estado.

Guto Malta se comprometeu a colaborar no incentivo as atividades industriais e também mencionou algumas das conquistas do município no que tange a capacitação. O prefeito mencionou a implantação da Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (Uaitec), da Universidade Aberta do Brasil, do Pronatec, da reforma do CVT, além de cursos já oferecidos pelo Senai e Senac.

“São frutos do desdobramento de nosso trabalho e refletem a preocupação da administração com o desenvolvimento local e a geração de renda em Ponte Nova e região”, reforçou.