Carregando data e hora...

Defesa Civil confirma morte de lavrador e número de vítimas de raio em Minas sobe para seis

A Defesa Civil Estadual confirmou nesta quarta-feira (9) a morte de um lavrador, de 50 anos, enterrado no último domingo depois de ser atingido por uma descarga elétrica na Zona da Mata. Oficialmente, essa é a sexta morte por raio no Estado desde o início do período chuvoso do ano passado, que já contabiliza 18 óbitos, de acordo com o órgão. No entanto, um morador de Sarzedo, na Grande BH, também morreu vítima de descarga elétrica, mas a morte não foi incluída no balanço da Defesa Civil.
Segundo a Polícia Militar (PM), Antônio Gomes Vieira saiu para pescar com amigos, no último sábado (5), em um rio que fica no povoado de Monte Alverne, no distrito de Miradouro, na Zona da Mata. Segundo testemunhas, ele foram surpreendidos por uma tempestade e se separaram para se esconder da chuva. Quando o temporal passou, os amigos encontraram o homem já sem vida, caído debaixo de uma árvore e próximo a uma cerca de arame farpado.
A PM foi acionada e constatou que o lavrador não apresentava sinais de violência, nem de queimaduras, o que reforça a suspeita de que um raio tenha caído perto dele. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML). No atestado de óbito consta como causa da morte choque elétrico.

Morte não contabilizada
Durante o período chuvoso de 2012, outras seis pessoas morreram em Minas vítimas de descarga elétrica. A penúltima morte foi em Sarzedo, na região metropolitana de Belo Horizonte. Maurílio Alessandre dos Reis, de 28 anos, caiu de um telhado após ser atingido pelo raio. Ele morreu na hora do impacto da descarga elétrica. Em seguida, como estava no telhado de uma residência da rua Coqueiros, no bairro Masterville, caiu de uma altura de 8 m. No entanto, a morte não foi incluída no balanço da Defesa Civil pelo fato de a vítima também ter sofrido uma queda.
Um dia antes, um lavrador também morreu vítima de um raio em São Sebastião do Paraíso, no Sul do Estado. Ele estava sentado debaixo de uma árvore tomando café quando foi atingido. Um colega dele ficou levemente ferido.

Atualizada às 10h35