Carregando data e hora...

“CREIO QUE QUASE SEMPRE É PRECISO UM GOLPE DE LOUCURA PARA SE CONSTRUIR UM DESTINO.” – I

“CREIO QUE QUASE SEMPRE É PRECISO UM GOLPE DE LOUCURA PARA SE CONSTROIR UM DESTINO.” – I
Na semana passada, sob a inspiração de Marguerite Yourcenar, escritora belga, autora da frase que dá título a este artigo, escrevi sobre a ocupação adequada/ordenada do Passa-Cinco e seu entorno, que é um pasto sujeito a constantes incêndios, assim como o Parque Natural Municipal Tancredo Neves (Passa-Cinco), por seu abandono constante, desde 2017.

Ponte Nova cresceu e sua população cercou de prédios e casas o Parque de Exposições Ernesto Trivellato (Bairro Santo Antônio) . Não é mais possível que os moradores fiquem à mercê de eventos que perturbam toda a vizinhança. Tem que existir na mentalidade de quem vai governar que o município precisa de um Centro de Eventos, que fica fora da cidade (mas perto).

Este lugar existe: fica logo depois da Fazenda Vau Açu (Santa Helena). O terreno fica na margem esquerda de que vai para o Distrito Vau Açu. São mais de 10 campos de futebol, onde poderiam ser construídos palco, estacionamento, quadras esportivas, restaurante e diversas lojas de artesanato e produtos agropecuários. Funcionaria o ano todo, inclusive com aulas esportivas em função de Escola de Tempo Integral. O espaço poderia receber até 20 mil pessoas para assistir shows com grandes artistas.

A Prefeitura de Ponte Nova possui um terreno de quase 10 hectares (100 mil metros quadrados), com Área de Reserva Legal (20%). O imóvel foi adquirido em 2010, com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, gerido pelo Codema (eu era o presidente do colegiado). Fica na estrada de Barra Longa, a menos de 05 (cinco) quilômetros do Bairro Rasa, onde seria implantado o Aterro Sanitário (projeto abortado em 2017).
Neste local poderia ser implantado o Centro de Triagem da Coorpnova (Cooperativa dos mRecicladores de Ponte Nova).

No espaço seriam implantadas a coleta de material da construção civil (com beneficiamento); coleta seletiva, esteira para separação de lixo reciclável, espaço exclusivo para a reciclagem de eletroeletrônicos. No mesmo espaço, os recicladores teriam escritório, refeitório e vestiário.

Quer saber mais como transformar Ponte Nova? Leia outras ideias na edição de 22/11/2024.