Carregando data e hora...

CBH Piranga reúne-se na cidade de Piranga e inicia processo eleitoral

 

 

 

Na quinta-feira, 21 de fevereiro, às 14h, no Hotel News, na cidade de Piranga, aconteceu a reunião ordinária do CHB Piranga (Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranga) com a finalidade de debater a questão do saneamento básico e formas de financiamento de projetos custeados pelos recursos que até o momento foram arrecadados pela cobrança do uso da água: cerca de R$4.000.000,00 (quatro milhões de reais). Uma empresa especializada irá elaborar os projetos para os municípios que poderão angariar recursos junto à FUNASA para execução de Planos Municipais de Saneamento Básico.

            Ainda na reunião coordenada pelo presidente Jair Henriques e secretariada por Carlos Eduardo Silva, popularmente conhecido como Eduardo do Vau-Açu, foi informado aos integrantes do Comitê que o prazo para as inscrições dos segmentos que comporão a plenária, com vistas às eleições, terminou na sexta-feira, 15 de fevereiro. Entidades, usuários, poderes públicos municipais e estaduais que deixaram pendências em documentação terão 15 dias para solucionar o problema. Em março,  o governo emite decreto nomeando os representantes de cada segmento. As eleições deverão ocorrer em abril.

            Na quarta-feira, 20 de fevereiro, às 18h, o coordenador da Defesa Civil de Ponte Nova, Cícero Gomides ministrou palestras para integrantes do CBH Piranga e servidores municipais, incluindo vereadores, secretários e o vice-prefeito daquela cidade. Cícero mostrou com fotos e vídeos os trabalhos de prevenção realizados contra enchentes, desastres físicos e até sinistros em Ponte Nova, incluindo a recuperação da barragem do Parque Florestal Tancredo Neves.

            Na parte da manhã do dia 21, os membros do CBH Piranga visitaram dois belíssimos acidentes geográficos do rio Piranga e um afluente: o canyon do rio Piranga e a Cachoeira do José de Arminda, no Córrego Sete Cachoeiras, além de atravessar o rio em cima de uma ponte feita de cabos de aço. No centro de Piranga visitaram o Arquivo do Conhecimento Cláudio Manoel da Costa, participante da Inconfidência Mineira, que morou no município. O arquivo traz em fotos e documentos a história da cidade. O Arquivo do Conhecimento é de propriedade de um cidadão piranguense, Marco Antônio Gomes.

Foto:visita ao Arquivo do Conhecimento Cláudio Manoel da Costa – Ricardo Motta (Ponte Nova), João Piranga (Piranga), Cícero Gomides (Ponte Nova); Marcelo Libânio (Viçosa), Eduardo do Vau-Açu (Ponte Nova), Danilo (Porto Firme), João (Vermelho Novo); Jair Henriques (Ressaquinha) e Wanderci Reis (Conselheiro Lafaiete)