Com o objetivo de discutir o sistema de saneamento dos municípios do Vale do Piranga, o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata/Cisab, em parceria com a Prefeitura de Ponte Nova e a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Piranga/Amapi, promove o Seminário sobre Saneamento Básico no Vale do Piranga. O evento acontece no dia 15 de março, a partir das 8h, no auditório do Sicoob, Centro de Ponte Nova.
O evento tem como público prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais de Meio Ambiente, Educação, Saúde, Ação Social, além de técnicos das respectivas secretarias. O seminário é realizado com a cooperação técnica da Fundação Nacional de Saúde/Funasa e apoio do Sicoob.
Na programação, os convidados serão apresentados ao Programa Viver Sim Limites, da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência; logo após haverá a apresentação do Plano Nacional de Saneamento Básico e o Vale do Piranga. Haverá, também, oficinas com os seguintes temas: Saneamento Básico – Como acessar os Sistemas da FUNASA e Plano Municipal de Saneamento Básico e Portaria 192.
Estarão presentes ao evento: Sérgio Abucater/Coordenador do NICT/Núcleo Inter-Setorial de Cooperação Técnica da Funasa; Ronaldo Peres/Apoiador Institucional do Plano Viver sem Limites/Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência/ SNPD; Gilson de Carvalho Queiroz Filho/Presidente da Funasa e Célio Gonçalves Rios/Superintendente Estadual da Funasa.
Funasa
A Fundação Nacional de Saúde/Funasa, órgão executivo do Ministério da Saúde, é uma das instituições do Governo Federal responsável em promover a inclusão social por meio de ações de saneamento para prevenção e controle de doenças. É também a instituição responsável por formular e implementar ações de promoção e proteção à saúde relacionadas com as ações estabelecidas pelo Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental.
As ações de inclusão social, por meio da saúde, são realizadas com a prevenção e controle de doenças e agravos ocasionados pela falta ou inadequação nas condições de saneamento básico em áreas de interesse especial, como assentamentos, remanescentes de quilombos e reservas extrativistas. Fonte: site Funasa: http://www.funasa.gov.br/site/
Clarissa Guimarães
Assessoria de Comunicação
AMAPI-Ponte Nova/MG